Fitou, a AOP mais antiga do Languedoc (criada em 1948), fica próxima à costa mediterrânea do sul da França, no meio do caminho entre Perpignan e Narbonne. Na geografia vinícola, é vizinha a outra conhecida sub-região; Corbières, com vinhos marcados pela predominância da Grenache e Carignan, com a Syrah e a Mourvèdre na retaguarda.
Na última reunião dos produtores de vinho de Fitou foi decidido, com 34 votos favoráveis, 20 contra e 1 abstenção, que a AOP (denominação de origem) deixará de se submeter à administração da região do Languedoc. Entre 2007 e 2012 Fitou também abandonou o Conselho Administrativo dos Vinhos do Languedoc (CIVL).
Desta vez a motivação se deu pela discordância na forma da promoção dos vinhos do Languedoc pelo mundo. Segundo Alain Gleyzes, responsável pela comissão de produtores de Fitou, as ações de marketing no mercado chinês deveriam ser intensificadas, posição não corroborada pelo CIVL. Da mesma forma, há discordância entre as duas comissões na forma de trabalhar a comunicação das sub-regiões do Languedoc. Como resumiu Gleyzes “não queremos gastar uma fortuna pelo combustível de um carro que não nos dará carona”. A saída de Fitou da Languedoc passa a vigorar em 31 de dezembro de 2023.